Adjuvantes agriculas

Tipos de adjuvantes: Aplicações, Importância e benefícios!

Os adjuvantes agrícolas são divididos em dois grupos: Os surfactantes, que alteram as propriedades de superfície dos defensivos, e os aditivos, que aumentam a absorção da calda agindo sobre a cutícula das plantas.

O uso de adjuvantes em caldas de pulverização é uma importante ferramenta para maximizar a qualidade da aplicação. Os adjuvantes possibilitam maior uniformidade na pulverização, e além de facilitar a aplicação, reduzem os riscos e também perdas na lavoura.

Os defensivos agrícolas precisam estar em maior contato com as plantas para melhor absorção e cobertura da lavoura.

Alguns fatores como as condições climáticas, o vento e temperatura podem prejudicar a aplicação, bem como formação de espuma, entupimento dos bicos. Além dos fatores anteriores, as plantas também proporcionam alguns obstáculos, como a presença de cera na superfície foliar, impedindo a deposição de gotículas. Isso também faz com que o produtor precise aplicar novamente os produtos, utilizando ainda mais recursos e mão de obra.

E é justamente por isso que os adjuvantes agrícolas são tão recomendados!

Pensando nisso trouxemos alguns tipos de Adjuvantes que irão te auxiliar em diversos problemas que podem acontecer:

Espalhantes: São substâncias que diminuem a tensão superficial das gotículas reduzindo o ângulo de contato destas com a superfície da folha. Estes produtos proporcionam o espalhamento completo da gota sobre a superfície tratada aumentando a absorção do herbicida.

Molhantes: Substâncias que retardam a evaporação da água, fazendo com que a gota permaneça mais tempo na superfície tratada, aumentando a absorção do produto aplicado. Estes produtos são importantes principalmente em condições de baixa umidade relativa do ar e elevada temperatura. O secamento rápido da gota pode resultar na cristalização das moléculas do herbicida na superfície da folha e isso pode impedir a absorção deste pela planta.

Aderentes: são substâncias que aumentam a aderência dos líquidos ou sólidos à superfície da planta. Estes apresentam afinidade com a água e forte adesão à cera e à cutina da superfície dos órgãos da planta. O aumento da aderência diminui o escorrimento e faz com que as gotas permaneçam na superfície das folhas e não sejam lavadas com facilidade pela água da chuva.

Compatibilizante de caldas: São adjuvantes que atuam promovendo compatibilidade e estabilidade de produtos de difícil aplicabilidade, evitando a formação de cristais e partículas em suspensão, que podem entupir pontas, filtros e peneiras.

Adjuvantes Antiespumantes: Permitem o uso de todo o volume do tanque, evitando o derramamento de espuma e a perda de produtos.

Redutores de pH: Tratam a água e estabilizam o pH durante o preparo de caldas, prevenindo alterações que possam comprometer a eficiência dos ativos.

Limpa Tanques: Que removem e neutralizam resíduos de químicos contidos em tanques de aplicações anteriores

Manter a dinâmica da pulverização são aspectos importantes para garantir que os produtos atinjam seu objetivo e alvo destinado.

Os adjuvantes podem influenciar a qualidade da pulverização através da redução da deriva e do desperdício, assim permitindo que maior quantidade do produto alcance as plantas. Portanto, as taxas de uso podem ser potencialmente reduzidas, resultando em um perfil ambiental melhor e uma solução com maior custo benefício.

Em caso de dúvidas nossa equipe de especialistas está à disposição para sanar todas elas!

GRUPO MCASSAB

Av. das Nações Unidas, 20.882
São Paulo | SP – Brasil
CEP: 04795 000

+55 11 2162-7788

© Copyright – Distribuição | Grupo MCassab